quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Joaquim Ferreira dos Santos expõe sua coleção da revista


                      
                Joaquim, Diners e Nostalgia
 
 Pouco tempo após o trabalho, Joaquim Ferreira dos Santos, cronista e editor da coluna GENTE BOA, no Globo, propôs expor a coleção da publicação, na sua casa. A ajuda não poderia ter sido mais bem-vinda.

 Em uma quarta-feira à tarde, Joaquim nos recebeu e tratou logo de apresentar o precioso caderno onde continham as revistas. O telefone celular do jornalista tocava incessantemente, o que nos fez lembrar como é a vida de um profissional inserido em um grande veículo de comunicação. Porém, apesar da labuta diária, ele concedeu-nos um tempo precioso ajudando na pesquisa.

 Folheando as edições (a partir de Março de 1968), há, primeiramente, um manancial de anúncios (fotos abaixo), já que que o público alvo eram os consumidores do próprio cartão de crédito. Entretanto, encontra-se uma visível liberdade nos artigos (fotos abaixo), escritos por uma seleta gama de jornalistas e artistas privilegiados como: Armando Nogueira, Carlos Drummond de Andrade, Paulo Mendes Campos, Glauber Rocha, Antonio Callado, entre outros. Via-se na Diners um toque refinado e intelectual ao mesmo tempo, ainda com uma pitada de humor.

 Numa das matérias, por exemplo, cujo título era “Moderata Cantabile”. Paulo Francis discorre sobre o complexo de castração de Freud, e as ditas “peruas” das lojas e salões de beleza. Outra muito espirituosa é a de Armando Nogueira sobre um ‘filósofo’ do futebol chamado ‘Neném prancha’. Lendo esses artigos, via-se que se tratava de um jornalismo de cunho mais literário, em que o importante era contar uma boa história.

 Nesse ponto, Joaquim concluiu enfático, dizendo que há pouco espaço atualmente para valorizar quem conta uma boa história. Segundo ele, no jornalismo atual, os manuais de redação dominam o meio. Tudo é feito visando o prêmio Esso de jornalismo. Assim, o aspecto lúdico do jornalista foi dando passagem às leis que dominam as redações.

 Perguntado se existia alguma publicação em nossos tempos a se assemelhar com a Diners, ele respondeu que as que mais se aproximam são a piauí e a Serrote. Nos EUA, existe a The New Yorker.






Um comentário:

  1. Pessoal, Preciso de ajuda para localizar o artigo "Futebol e Tecnologia" do Paulo Mendes Campos. Alguém pode me ajudar? Obrigado laercio@cev.org.br

    ResponderExcluir